
PIBID-FÍSICA-UFCG
Subprojeto de Licenciatura em Física
O ensino da Física na educação básica, ainda tem sido visto como algo abstrato, longe da realidade do aluno. Este quadro tem preocupado vários professores e pesquisadores da área em Ensino de Física de todo o País. Apesar dos vários investimentos realizados pelas autoridades responsáveis, problemas básicos como, desvalorização da profissão docente devido aos baixos salários, falta de infra-estruturas das escolas, dentre outros, tem diminuído a procura por cursos de licenciatura em todo País. Isto tem refletido no grande déficit de professores nas diversas áreas, em particular nas áreas de Ciências Exatas e da Natureza. A falta de licenciados em Física e o aumento da carga horária de trabalho devido à expansão do número de matrículas na educação básica (ensino médio), sem um planejamento estratégico para tomadas de decisões que possa levar em conta a real proporção professor-aluno, tem ocasionado o improviso de professores para atender a demanda. É comum encontrar profissionais sem formação pedagógica ou formados em outras áreas de conhecimento, lecionando Física em várias escolas públicas e privadas da região. Estes são alguns dos fatores que tem tornando o ensino de Física desinteressante e desmotivador.
Diante desse complexo quadro, fatos como estes tem gerado práticas pedagógicas e metodologias de ensino-aprendizagem descontextualizadas e desarticuladas do cotidiano do aluno, proporcionando um ensino da Física mais centrado em conteúdos voltados apenas para resoluções de problemas, valorizando uma abordagem mais matemática que conceitual, sem emprego de aulas práticas de laboratórios que possa estimular a participação efetiva do aluno e gerar um maior interesse pela disciplina.
Preocupados com essa situação, em 2007, uma Equipe de Coordenadores Institucional e de Área, elaborou um Subprojeto que em consonância com as políticas educacionais do Ministério da Educação para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e respeitando os objetivos do Edital 01/PIBID/CAPES//UFCG/2007, atuou diretamente em duas escolas da educação básica da rede estadual de ensino da região do Curimataú Paraibano, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos localizada na cidade de Cuité e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão no Município de Picuí.
Através das experiências valiosas adquiridas no âmbito do PIBID/UFCG/2007, decidimos permanecer atuando nas referidas escolas por entendermos que ainda há muito por fazer para melhorar a qualidade do ensino oferecido por elas. Além disto, este ano essas escolas aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador proposto pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tem como uma das metas, promover inovações nas práticas pedagógicas com o objetivo de gerar mudanças tanto na gestão como nos currículos das escolas participantes do programa. Portanto, entendemos que a Universidade deve acompanhar de perto essas ações para poder analisar quais os impactos que essas mudanças poderá causar no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas da educação básica. Desta forma, inserir nesse momento os alunos bolsistas do Subprojeto Licenciatura em Física no início desse processo contribuirá de forma significativa para motivá-los ao exercício da docência, uma vez que acompanhará todas as etapas iniciais de implantação do programa, como também contribuirá de forma efetiva para elevar a qualidade do ensino da física nas referidas escolas através da execução do plano de ações proposto no nosso subprojeto com o objetivo de promover e incentivar a prática de metodologias inovadoras para o melhoramento do ensino médio. Em virtude disto, entendemos que o Subprojeto de Licenciatura em Física, que ora apresentamos, proporcionará a construção do conhecimento através de um processo contínuo que influenciará positivamente e diretamente na prática do futuro professor de física, aprimorando suas técnicas e metodologias que contribuirá significativamente no processo de aprendizagem dos alunos da educação básica, assim como, abrirá novas perspectivas para que os atuais profissionais da escola possam refletir sobre suas práticas no sentido de revê-las e aperfeiçoá-las.
O Subprojeto Licenciatura em Física do Programa de Iniciação à Docência da UFCG, aqui proposto, terá como foco principal a inserção dos licenciandos do Curso de Licenciatura em Física do CES, selecionados pelo Subprojeto, para iniciar sua docência e vivenciar a realidade da educação básica nas escolas públicas conveniadas, trabalhar com alunos do último ano do ensino fundamental e Ensino Médio sob o acompanhamento dos professores Supervisores da escola e orientados pelo coordenador de área. O Sub-Projeto foi planejado para desenvolver ações que venha fortalecer as relações entre as Escolas da Rede Pública da Educação Básica (Ensino Médio) e a Universidade, contribuir para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das escolas conveniadas( escolas parceiras no projeto), aumentar a procura pelo Curso de Licenciatura em Física, diminuir e combater a evasão escolar, incentivar os professores da área a fazer melhor uso das técnicas e metodologias de ensino já existente além de promover o desenvolvimento de novas metodologias de ensino para atingir os objetivos impostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Neste sentido, não mediremos esforços para promover, articular e fomentar o desenvolvimento de ações que permita a participação de todos Bolsistas, Supervisores e Coordenadores na execução deste Subprojeto.